sexta-feira, 15 de abril de 2016

Um documento para chamar de seu

Disponível em derm
Em nossa última aula, dia 08 de abril, foi proposto pelo professor André a escolha de um documento para ser analisado diplomática e tipologicamente e que, futuramente, terá desenvolvimento em nossa oficina. A bula de medicamentos é um documento legal sanitário possuidor de informações técnico-científicas e orientadoras sobre medicamentos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por ser um instrumento de suma importância para compreensão e uso dos medicamentos, tanto para pesquisadores da área, médicos e pacientes, esta segue requisitos tipológicos e diplomáticos em sua formação.
Pensando nisso, nosso blog tem como escolha de documento para chamarmos de “nosso” a bula de medicamentos. A priori, procuraremos esquadrinhar o histórico do uso de bulas de medicamentos, seu histórico de regulamentação, quando passou a ser normatizada, seus marcos regulatórios no Brasil e suas transformações. Buscaremos compreender a relação da Anvisa com as empresas produtoras/importadoras de medicamentos ao mesmo tempo que as normatiza e as indústrias farmacêuticas como produtora arquivística do documento. A respeitos dos preceitos da diplomática e da tipologia, buscaremos explorar o trâmite, como se dá a formação do documento, as suas características extrínsecas e intrínsecas, os seus sinais de validação em sua composição, ressaltando a importância do conhecimento a respeito das bulas de medicamento para os usuários de medicamentos e os perigos da falta de conhecimento a respeito.

Em relação ao embasamento teórico e metodologia para cada apontamento citado, a respeito das normas, utilizaremos a legislação brasileira e normas da Anvisa para a composição do documento. No tocante à diplomática e a tipologia, adotaremos a tese de Rosa Maria Gonçalves Vasconcelos “Análise tipológica dos registros videográficos masteres das sessões plenárias do Senado Federal”, a qual analisa o arquivísticamente a proveniência, o contexto de produção do documento de sua tese, verificando a tramitação, o desenvolvimento diplomático e tipológico do documento, a disposição de suas informações e sua materialidade e esquematizando o fluxo da informação documental e utilizaremos outros autores detentores do conhecimento a respeito das práticas em relação aos documentos contemporâneos, como Luciana Duranti.


Teremos como objetivo a análise a trajetória da formulação das bulas de medicamentos e importância das mesmas através da análise diplomática e tipológica dos documentos, observando o seu histórico e sua normatização no Brasil, seus sinais de validação e dificuldades antes da obrigatoriedade da mesma. Observaremos o contexto de produção das bulas dentro da indústria farmacêutica e como se dá o relacionamento com a Anvisa, utilizando como metodologia os autores supracitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário