quinta-feira, 28 de abril de 2016

Comparando os Planos

A atividade proposta foi de analisar alguns planos de classificação quanto a sua estrutura, a organização das funções e tipologias e a sua funcionalidade, realizando um debate acerca desses pontos.

O Plano de Classificação do Senado Federal utiliza o método de classificação funcional. As séries e os tipos documentais são relacionados à área, função, subfunção e atividade. O método de codificação é o duplex, que é composto por quatro campos numéricos separados por um ponto, cada campo representando um nível de classificação. São numerados de 01 a 99, onde os dois primeiros campos são reservados para área meio e fim, sendo 01 a 49 para área fim e 50 a 99 para área meio.

O Plano de Classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, foi dividido em atividades amplas de gestão, atividade meio e atividade fim. Dentre os três blocos, utilizando a codificação decimal, o das atividades de ampla gestão é o primeiro, numerado de 001 a 009; o segundo é da atividade meio, numerado de 010 a 090, e foi construído com base no Plano de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-meio, do CONARQ; o terceiro da atividade fim, numerado de 100 a 800; por fim, assuntos diversos 900.
Nos itens 001 a 009, são inclusos os documentos relacionados aos assuntos referentes às atividades que tratam diretamente das metas institucionais; itens 010 a 090 refletem as atividades meio ou administrativas e financeiras; itens 100 a 800 refletem suas atribuições fiscalizadoras e reguladoras.

O Fundo Documental de Isaac Francisco Rojas foi dividido em seções, subseções, séries e subséries. Utilizando-se da Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (G), os documentos deste fundo possuem uma descrição detalhada do seu conteúdo, em que é possível obter maiores informações clicando sobre qualquer item do plano. O plano preliminar desse fundo não conta com codificação.

Para testar a funcionalidade dos planos, buscamos classificar a espécie "publicação periódica".
Plano do Senado: 53.03.05.03
Plano da ANEEL: 060.2
Fundo Isaac Francisco Rojas: Coleccion Bibliografica -> Publicaciones Periodicas

Debatendo sobre os três planos, observa-se que o plano da ANEEL é pouco flexível e deixa algumas ambiguidades, podendo causar problemas para identificar um documento e sua função, já o plano do Senado consegue dispor de mais especificação e funcionalidade. O plano do Fundo Isaac Rojas visa a classificação pelas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário