sexta-feira, 15 de abril de 2016

Elaborando Problemáticas Arquivísticas

Dia 01 de abril, como prposta de atividade dada pelo professor André, foram dispostas dentro e fora do auditório estações com diferentes documentos, onde cada grupo ficou responsável pela a análise de uma certa estação. Nós ficamos com a estação: “3 - (fora do auditório) - Avaliar as espécies documentais, e entender em como elas em conjunto se configuram em uma só tipologia;”
Localizados fora de auditório, encontramos dispostos diferentes espécies documentais, com diferentes tipos de suporte. Ao analisar foi possível constatar que todos os documentos ali expostos eram brindes de oficinas realizadas por docentes do professor André Porto de diferentes anos com o intuito de divulgar as oficinas. Mesmo os documentos possuindo diferentes tipos de suporte, sendo de diferentes espécies, todos possuem a mesma função, no entanto, produzidos por cada grupo de uma maneira diferente. Concluímos então que todos documentos ali foram dispostos são de igual função, pertencem a uma mesma série, sendo de uma mesma tipologia.
Segundo Lopez (2005, p. 27), o documento típico de arquivo é produzido em série, por ser fruto de atividades cotidianas, relacionando-se com os demais documentos criados no exercício das mesmas funções. Assim, estes são diferentes em suas individualidades, por terem referências a informações específicas, mas seu formato e utilização são similares para seu produtor arquivístico.
Observando tais afirmações, propomos a atividade: Considerem os documentos abaixo. Sabendo que todos pertencem ao mesmo arquivo pessoal, analisem tipologicamente se os documentos se relacionam entre si, suas espécies documentais, se estes pertencem a uma mesma série documental, justificando a reflexão.
Pertence ao Acervo Pessoal Thailine Leite
Pertence ao Acervo Pessoal Thailine Leite
Pertence ao Acervo Pessoal Thailine Leite
Pertence ao Acervo Pessoal Thailine Leite
Pertence ao Acervo Pessoal Thailine Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário