sexta-feira, 10 de junho de 2016

Está chegando!! Prévia da Oficina!

A bula de medicamentos é um documento legal sanitário possuidor de informações técnico-científicas e orientadoras sobre medicamentos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por ser um instrumento de suma importância para compreensão e uso dos medicamentos, tanto para pesquisadores da área, médicos e pacientes, esta segue requisitos tipológicos e diplomáticos em sua formação.

Em nossa oficina escolhemos a bula de medicamentos voltada ao paciente para analisarmos e expormos ao nosso público, de forma que compreendam a mais sobre a diplomática e a tipologia documental. Objetivamos deixar claro a esses que a diplomática e a tipologia documental não se limitam à nossa disciplina do curso de arquivologia, mas que estão presentes mais do que se imagina em diversas situações e momentos de nosso cotidiano, como no caso de nosso documento, já que esse deve seguir regulamentações em sua estrutura, assim como ter seu trâmite correto.

Para isso, criamos uma indústria farmacêutica fictícia, assim também uma bula de medicamentos fictícia, para elucidarmos ao público como documento e todo seu processo são construídos. É importante ressaltar uma bula de medicamentos não será um documento arquivístico em qualquer contexto. Em nosso caso, esta será um documento arquivístico da Indústria Farmacêutica Salus.



Assim, teremos quanto à análise diplomática:
ü  Denominação - o nome do documento— Bula
ü  Espécie - configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas—Bula de medicamento 
ü  Formato - configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado.Folha avulsa
ü  Gênero - configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo.—Textual
ü  Forma - Estágio de preparação e de transmissão de documentos— Original
ü  Suporte - Material sobre o qual as informações são registradas.Papel

Quanto à Análise Tipológica:
ü  Contexto documental: Situação que motiva a guarda do documento.Necessidade da empresa farmacêutica de comprovar que a bula de medicamentos foi feita de acordo com as normas e regulamentações.
ü  Tipo Documental:  Configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou. - Bula de medicamentos para registro de estruturação conforme às regulamentações impostas.
ü  Produtor do Documento: instituição produtora, que guarda o documento para testemunhar alguma função e/ou atividade. – Industria Farmacêutica Salus
ü  Atividade:  Propósito das operações exercidas pela entidade.—Reprodução do detalhamento dos medicamentos.
ü  Função Arquivística:  Função de uso para o produtor arquivístico.—Comprovar que a bula de medicamentos está estruturada conforme as regulamentações impostas.
Para representarmos o seu trâmite, apresentaremos um mapeamento de processos do software Bizagi:


Metodologia da oficina presencial:
ü  Apresentaremos um breve histórico das modificações recentes que a bula de medicamentos voltada ao paciente foi submetida
ü  Realizaremos uma dinâmica para envolver o público.
ü  Apresentaremos a estrutura, com enfoque nos sinais de validação, e o trâmite, reforçando os motivos da bula de medicamentos feita pelo nosso grupo ser não ser autêntica, diplomaticamente incompleta.
ü  Para a fixação desses conceitos, no dia da oficina entregaremos um folder com tais descrições.
ü  Alertaremos ao público para ficarem atentos, pois ainda há muitas bulas de medicamentos em circulação que não seguem os requisitos necessários.
ü  Ao fim, entregaremos nossa lembrancinha sobre a oficina: uma caixinha de medicamentos criada pelo nosso grupo, contendo a bula de medicamentos e docinhos para simular o medicamento.

Metodologia da oficina virtual:
ü  Na busca de facilitar o entrosamento do público via internet de maneira fácil e prática, para a compreensão do conteúdo apresentado, dividiremos, virtualmente, a nossa oficina em estações em uma brincadeira de tabuleiro, havendo uma trilha virtual, perguntas e respostas e fotografias da oficina presencial, favorecendo a fixação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário