sexta-feira, 8 de abril de 2016

Arquivo e mudança histórica

I) O blog Futebol na Gaveta participou da atividade "Desafio Diplomático", do dia 23 de outubro de 2010realizando a análise de um documento (à direita) usado como prova no "Escândalo do Mensalinho" a respeito do envolvimento do ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti.
A análise do blog explica como a  autenticidade e a veracidade -a falta dela, no caso- do documento fizeram com  que ele se tornasse parte importante da  investigação. Foi realizada também a análise do vídeo produzido pela TV Câmara, levando em conta que o mesmo é um documento.

II) Vinho é Saúde! O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo. Quando ingerido moderadamente, de fato, traz muitos benefícios à saúde. Mas.. e o que vinho tem a ver com nosso assunto sobre Diplomática?? Vamos explicar.
Em 2014, aconteceu o maior caso de falsificação da história do vinho! Isso mesmo. O Indonésio Rudy Kurniawan foi condenado a 10 anos de prisão pela Corte Federal de Nova York, pela produção e venda de vinhos falsificados. Amante dos grandes vinhos, ótimo degustador e estudioso sobre o assunto, Rudy Kurniawan, se tornou um crítico especializado em Borgonha Allen Meadows (Burghound), e o CEO da casa de leilões Acker, Merrall & Condit, John Kapon. Assim, decidiu “investir” na carreira de produção e venda de vinhos. O auge da sua carreira aconteceu em 2006 quando movimentou o maior valor já visto em um leilão de vinhos: mais de US$ 24 milhões.
Em 2008 Laurent Ponsot, dono de vinícula com o mesmo nome, foi alertado de que garrafas muito antigas de sua atribuição estariam em um leilão. Mas havia sérios erros: Clos Saint-Denis entre os anos 1945 e 1971 (o vinho só começou a ser engarrafado em 1985) e Clos de la Roche 1929 (produzido a partir de 1934). Ponsot foi atrás de satisfações e recebeu de Kurniawan supostos nomes de donos antigos das garrafas, no entanto os números eram de uma empresa aérea e shopping. E aí a carreira de Kurniawan começou a afundar.
Ponsot uniu-se ao FBI, com o departamento especializado em crimes relacionados a objetos de arte, em busca do falsificador. Foi determinada a prisão preventiva de Kurniawan e em sua casa foram encontradas diversas provas, como rótulos impressos, cápsulas de chumbo, cera e centenas de rolhas, garrafas e fórmulas anotadas para reproduzir rótulos renomados.


Garrafas vendidas por Rudy Kurniiawan,
 e apresentadas como evidência e seu julgamento.
Disponível em Estadão
Mas as principais testemunhas do julgamento foram.. quem? Não, não foram pessoas, mas, sim, garrafas, os três maiores nomes da Borgonha, falsificados por Kurniawan. As garrafas foram apresentadas como documentos de prova e analisadas através da diplomática ao serem utilizadas para evidenciar as falsificações através dos sinais de validação, seus rótulos, datas que supostamente foram criadas e a procedência de cada, onde vemos claramente o caráter decisivo da diplomática e dos documentos apresentados para o desfecho do caso.

Parece coisa cinematográfica! 
Aos apreciadores de vinho, tim tim.

Disponível em Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário