Thailine Leite
Reflexão nº 7
Cena do Filme Disponível em: go2films |
Importância da organicidade para pesquisa histórica
O documento arquivístico é aquele
que prova de alguma atividade, onde é essencial que tanto o seu contexto quanto o
seu significado sejam mantidos. Essa relação dos documentos com as atividades partem
de uma das características principais das especificidades do arquivo, a
Organicidade. Dicionário de Terminologia
Arquivística de São Paulo, AAB-SP (1996 p. 57), organicidade é a “Qualidade
segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da
entidade acumuladora em suas relações internas e externas.” A ausência
da organicidade em um arquivo tem por consequência a perda das relações de seus
documentos, ou seja, a perda da compreensão das funções e atividades
desenvolvidas por seu produtor.
Os arquivos não nascem com o
objetivo de serem fontes de pesquisa histórica, sua preservação é alheia às
atividades de pesquisa histórica (LOPEZ, 2005 p. 23). No entanto, os documentos são
instrumentos essenciais na construção do entendimento e criticidade a respeito
dos acontecimentos históricos. “Com o aparecimento do estado-nação e o
desenvolvimento da História como disciplina universitária em que as fontes
originais são utilizadas como materiais de apoio à investigação, os depósitos de
arquivo, outrora considerados sobretudo como ‘arsenais de leis’, transformam-se
agora em ‘arsenais da história’. (ROUSSEAU e COUTURE, 1998,
p 17)
Como afirma Lopez (2005, p. 31) o
“documento de arquivo quando devidamente organizado conforme com seu produtor e
suas atividades a ampliação máxima das suas potencialidades. Essa ampliação
fornece uma base sólida para que a ambiguidade seja afastada do uso posterior
do documento (pelo historiador, por exemplo), ampliando as suas potencialidades
analíticas.” No caso dos documentos expostos no filme Gueto, tais documentos de
arquivo na posse dos seus correspondentes produtores, se faz necessário, para que
o pesquisador compreenda suas informações, que as atividades e funções desses
produtores sejam claras, onde a organicidade desses documentos em seus
respectivos arquivos é fundamental para que ocorra a correta interpretação e
construção do conhecimento histórico a respeito do acontecimento retratado no
filme, ou de qualquer outro acontecimento.
Referências:
LOPEZ,
André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José
(org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005
ROUSSEAU, Jean-Yves e
COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa : Publicações
Dom Quixote, 1998.
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