quinta-feira, 19 de maio de 2016

Reflexão Filme "Gueto"

Thailine Leite 
Reflexão nº 7 
Cena do Filme
Disponível em: go2films

Importância da organicidade para pesquisa histórica

O documento arquivístico é aquele que prova de alguma atividade, onde é essencial que tanto o seu contexto quanto o seu significado sejam mantidos. Essa relação dos documentos com as atividades partem de uma das características principais das especificidades do arquivo, a Organicidade. Dicionário de Terminologia Arquivística de São Paulo, AAB-SP (1996 p. 57), organicidade é a “Qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.”  A ausência da organicidade em um arquivo tem por consequência a perda das relações de seus documentos, ou seja, a perda da compreensão das funções e atividades desenvolvidas por seu produtor.

Os arquivos não nascem com o objetivo de serem fontes de pesquisa histórica, sua preservação é alheia às atividades de pesquisa histórica (LOPEZ, 2005 p. 23). No entanto, os documentos são instrumentos essenciais na construção do entendimento e criticidade a respeito dos acontecimentos históricos. “Com o aparecimento do estado-nação e o desenvolvimento da História como disciplina universitária em que as fontes originais são utilizadas como materiais de apoio à investigação, os depósitos de arquivo, outrora considerados sobretudo como ‘arsenais de leis’, transformam-se agora em ‘arsenais da história’. (ROUSSEAU e COUTURE, 1998, p 17)

Como afirma Lopez (2005, p. 31) o “documento de arquivo quando devidamente organizado conforme com seu produtor e suas atividades a ampliação máxima das suas potencialidades. Essa ampliação fornece uma base sólida para que a ambiguidade seja afastada do uso posterior do documento (pelo historiador, por exemplo), ampliando as suas potencialidades analíticas.” No caso dos documentos expostos no filme Gueto, tais documentos de arquivo na posse dos seus correspondentes produtores, se faz necessário, para que o pesquisador compreenda suas informações, que as atividades e funções desses produtores sejam claras, onde a organicidade desses documentos em seus respectivos arquivos é fundamental para que ocorra a correta interpretação e construção do conhecimento histórico a respeito do acontecimento retratado no filme, ou de qualquer outro acontecimento.

Referências:
LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005

ROUSSEAU, Jean-Yves e COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário