quinta-feira, 28 de abril de 2016

Reflexão do filme "Gueto"

Reflexão nº4
Aluna:Thailine Leite



ANÁLISE DOCUMENTAL

De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística de São Paulo, AAB-SP (1996, p.5) arquivo é definido como “1.Conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. 2. Entidade administrativa responsável pela custódia, pelo tratamento e pela utilização dos arquivos.”

No âmbito de pesquisa histórica, os documentos de arquivo tornam-se importantes ferramentas para a compreensão e de testemunho de como se deu os devidos acontecimentos estudados. Entender como tais documentos foram criados, de quais atividades estes decorrem é fundamental para que ocorra devida contextualização dos documentos e consequentemente melhor interpretação e criticidade do acontecimento por parte do pesquisador.

Cena do Filme Gueto. Disponível em:israelfilmcenter
Como visto no filme o Gueto, os diferentes documentos de arquivo encontrados e expostos no decorrer do filme são essenciais para a compreensão de como se deu a tentativa de acobertamento do cotidiano no gueto de Varsóvia pelos nazistas. Compreender a respeito das atividades que geraram estes documentos, a correta contextualização desses, por exemplo, permitem ao pesquisador uma análise crítica de qualidade a respeito da vida diária dos judeus no gueto e sobre o desenrolar dos fatos nesse meio.

Um comentário:

  1. A junção disso com a sua análise anterior sobre a imparcialidade ficaria bom. Recomendo aqui e no outro post colocar links vinculando os dois textos...

    ResponderExcluir