quarta-feira, 20 de abril de 2016

Filme O Gueto

Arquivo e construção da memória

Thailine Leite
Reflexão nº 3

Os documentos de arquivo são fonte de pesquisa para a compreensão de determinado acontecimento, para a construção e preservação da memória do mesmo.  No filme Gueto há a exposição de fotos, cartas, textos, fitas, testemunhos, por exemplo, documentos os quais são significativas fontes arquivísticas que colaboram para a construção do entendimento a respeito do Holocausto, da vida judaica sob o domínio nazista.  

Cenas do Filme Gueto
Consequentemente, os documentos de arquivo exibidos no decorrer do filme colaboram para que a memória acerca do Holocausto, do acontecimento, a respeito da identidade dos povos envolvidos, tanto os judeus, quanto os nazistas, seja preservada e analisada.  Os documentos, logo, são instrumentos essenciais para a análise do conhecimento histórico, dando abertura para que o pesquisador tenha a possibilidade de aprofundamento e crítica a respeito do assunto.

No entanto, cabe ressaltar, como Lopez afirma: “Devemos ressalvar que os documentos não se resumem à análise do pesquisador; são, antes de tudo, os frutos, os meios, os testemunhos de determinadas funções e atividades desenvolvidas pelos seus produtores.” 1.  Em vista disso, os documentos encontrados e expostos no filme, dentro de seu contexto, permitem, assim, que a memória sobre o Holocausto seja preservada, além de proporcionar que o acontecimento seja analisado e reanalisado quantas vez houver necessidade.


1LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005, p. 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário