sexta-feira, 29 de abril de 2016

Variação de contextos documentais

Museu dos Direitos Humanos do Mercosul. Disponível em carta maior
Mesmo que em grande parte do pensamento social o que se tem em mente sobre os museus limita-os ao “modelo clássico do Museu, dito museu tradicional, o espaço edificado e centrado nos objetos” (LIMA, 2007, p. 5), o conceito de museu é muito mais expansivo. Os museus são instituições que resguardam em si referências patrimoniais, onde, por meio de tais referências, apresentam reflexões sobre o ser humano, suas atividades e seu ambiente, consequentemente, os museus são ligados intrinsecamente ao conhecimento interdisciplinar, possuindo diferentes modelos e modos de atuação.

A museologia preserva a memória, “Preservação da herança ancestral -- o patrimônio imaterial” (LIMA, 2007, p. 4) onde esta se liga a outras áreas do conhecimento para compor tal preservação, “terreno comum para exercício de campos diferentes e desenvolvimento de comunidades híbridas” (LIMA, 2007, p.1). Ainda segundo Lima (2007, p. 4) manifestações que atualmente são atribuídas às Artes Plásticas, à Arquitetura, à Botânica, à Zoologia, à Astronomia, à Fisica e Matemática, à Arquivologia e à Biblioteconomia já eram, muito antes, intrínsecos à composição dos museus.

Relacionando e contextualizando à museologia os três documentos selecionados do fundo arquivístico do blog, a primeira postagem, gráfico de postagens e planilha de visitas às postagens, comentados no post “Seu grupo como fundo arquivístico!!!”, nesse âmbito, se estes viram itens museológicos haverá colaboração destes para que haja a possibilidade de preservação da construção da cultura e da memória da disciplina Diplomática e Tipologia Documental ministrada na Universidade de Brasília, para a atualidade e gerações vindouras, em relação a como se dava as suas atividades didáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário