terça-feira, 26 de abril de 2016

Análise Documental do Filme "O Gueto"

Thailine Leite
 14/0032070

Com a diversidade de documentos de arquivo que se há desde os primórdios até a contemporaneidade, compreender a respeito das espécies documentais adequadamente é uma tarefa que exige uma análise mais profunda do contexto do documento. Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística de São Paulo, AAB-SP (1996, p. 34), espécie é definida como “configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas”. Em seu filme-documentário Gueto, a diretora Yael Hersonski utiliza de diferentes espécies documentais para a composição do mesmo, como relatórios semanais de oficiais, testemunhos de sobreviventes, fotografias, passes de entrada, informes financeiros, diários, alguns, como o caso das filmagens encontradas, antes não considerados documentos de arquivo, passam a ter valor de prova dos acobertamentos feitos pela propaganda nazista.

Como afirma Lopez (2012, p.25): “Para a organização arquivística precisamos, além da identificação e denominação do documento, entender a trama de relações internas decorrentes das funções desempenhadas pelo produtor, as quais demandam o arquivamento de determinados documentos, com finalidade probatória.” Assim, as diferentes espécies documentais expostas no filme possuem, consequentemente, função específica dentro de cada fundo arquivístico que em que estas se integram, onde, a espécie a depender da função do documento para o titular definem o tipo documental.

Escolhendo três documentos contidos no filme, observa-se:

Diretora do Documentário Gueto.
Disponível em zimbio.
 I) Transcrição do testemunho de Willy Wist – Com as investigações a respeito de quem pudera ter feito as filmagens encontradas, chega-se a Willy Wist, um dos cinegrafistas que gravaram tais filmagens, logo o Tribunal alemão toma seu testemunho a respeito das gravações, produzindo as transcrições do testemunho. No documentário há a ressignificação do documento no fundo de Hersonski, expondo a narrativa do testemunho de Wist em seu documentário.

II) Testemunhos, produzidos para o documentário, dos moradores do Gueto de Varsóvia que sobreviveram, mostram estes comparando e relatando o que vivenciaram em contraste com as filmagens encontradas.

III) Diários de Adam Czerniakow, onde este integrava o Conselho Judeu, possuindo como tarefa dentro do Gueto de Varsóvia dirigir o confinamento dos judeus de acordo com as ordens nazistas. Czerniakow documentou sua vida diária no gueto em nove diários, os quais dentro do fundo da diretora do documentário assumem outra função arquivística.


Considerando a diretora como titular desses, pois estes documentos são integrados ao filme, no caso as cópias em relação aos documentos do ponto I) e do ponto III), consequentemente, afirmando que, nesse contexto, fazem parte de uma unidade maior que é o filme e tendo por base o texto de Lopez, sem tem:
[Retificado]
Fundo/titular
Espécie
Função Arquivística
Tipo Arquivístico

Yael Hersonski

Transcrição de testemunho


Registro de informações para alimentar a composição de filme

Transcrição de testemunho para registro de informações para alimentar a composição de filme. (Simplificável para transcrição de testemunho para composição de filme)

Yael Hersonski

Testemunho oral
Testemunho oral para registro de informações para alimentar a composição de filme. (Simplificável para testemunho oral para composição de filme)

Yael Hersonski

Diário
Diário para registro de informações para alimentar a composição de filme. (Simplificável para Diário para composição de filme)

Fundo: Yael Hersonski
Função
Espécie
Nº de docs
Datas-limite #
Registro de informações para alimentar a composição de filme
Testemunhos orais
4*
[?]
Diário
9
[?]-[1942?]
Transcrição de testemunho
1
[1960?]-[1969?]
*Como os testemunhos são mostrados em recortes durante o documentário, conta-se um testemunho para cada pessoa que testemunhou.
#Datas-limite incertas, não explícitas no documentário.

Definição da função:

Registro de informações para alimentar a composição de filme: Coleta de informações para ilustração, composição, para a exposição de diferentes olhares sobre o cotidiano para a melhora da qualidade das informações que constroem o filme.


Referência: LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Tereznha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário