quinta-feira, 5 de maio de 2016

Filme o Gueto - Reflexão

Thailine de Almeida Leite
Reflexão nº 5

A imprescindibilidade da verificação dos acontecimentos

Judia sobrevivente entrevistada no Filme o Gueto
Disponível em: bp
A “matéria-prima”, por assim dizer, do documentário o Gueto é composta pelos rolos de filme encontrados, com cenas do cotidiano no Gueto de Varsóvia, onde milhares de judeus sofreram confinamento durante o nazismo. Para verificar a respeito dos rolos encontrados, um dos instrumentos utilizados pela diretora, Yael Hersonski, foi o testemunho dos judeus sobreviventes que moraram e vivenciaram os acontecimentos no Gueto de Varsóvia no período de terror para estes e sua nação. Através desses é possível entender sobre o cotidiano e também ver a comoção e a dor dos entrevistados, como uma participante do documentário chega a dizer ao ver as cenas: "Eu fico pensando que, entre todas essas pessoas que eu poderia ver minha mãe andando".


Os testemunhos dos judeus servem como documentos de prova, para a verificação, para aferir, checar o que de fato aconteceu, para o melhor entendimento de como os nazistas pretendiam realizar um filme de propaganda utilizando a atuação dos próprios judeus nessa campanha. A verificação dos fatos é imprescindível. Com efeito, é necessário checar, verificar as informações contidas nos documentos, para melhor entendimento das funções e atividades destes documentos, consequentemente, levando à compreensão do motivo do nascimento e realidade dos mesmos. O testemunho oral é fonte histórica e investigativa, sendo imprescindível, como observado no documentário, para uma melhor reconstrução e checagem do contexto dos documentos.

2 comentários:

  1. Na sua opinião, cabe ao arquivista checar os fatos? Em caso negativo, como fazer, então?

    ResponderExcluir
  2. Quis expressar que cabe ao arquivista buscar conhecer, compreender, pesquisar, como por exemplo se necessário através do testemunho oral, o contexto dos documentos que ele está lidando. Posso ter dado a impressão errada, obrigada pelo feedback.:)

    ResponderExcluir