quinta-feira, 26 de maio de 2016

Filme "Gueto", Reflexão

Thailine Leite
Reflexão nº 8


Naturalidade

A naturalidade, segundo Luciana Duranti, é uma característica dos registros documentais. Esta naturalidade é em relação a como os documentos se acumulam no decorrer das transações em segundo as necessidades da matéria em pauta. Diferentemente, por exemplo, dos objetos de museu, coletados artificialmente, os documentos são acumulados naturalmente, em função dos objetivos de seu produtor. (DURANTI, 1994, p.3). Mas é importante ressaltar que este aspecto do documento, assim como as suas demais características, diz respeito ao documento em si e não em relação aos seus produtores, às atividades que o geraram ou a sua utilização. (LOPEZ, 20015, p. 24).

Cenas do filme sobre os informes semanais oficiais
Disponível em: docmaniatv
Em relação ao filme Gueto, tal característica dos documentos, possibilita compreender como se deu a acumulação dos documentos expostos no filme no curso de suas atividades, como os relatórios semanais de oficiais, os informes financeiros, os passes de entrada, o que é decisivo para a análise documental. As especificidades dos documentos, as suas característica, incluindo-se, assim, a naturalidade, “tornam a análise dos registros documentais o método básico pelo qual se pode alcançar a compreensão do passado tanto imediato quanto histórico, seja com propósitos administrativos ou culturais”. (DURANTI, 1994, p. 4 ).

Referências:
DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como provas de ação. In: revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n.13, 1994, p.49-64.

LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005, p. 21- 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário