quinta-feira, 12 de maio de 2016

Reflexão do filme Gueto

Análise tipológica

Thailine Leite
Reflexão nº 6

Tipologia documental

Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística de São Paulo, AAB-SP (1996 p. 74), tipologia documental é a “Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou.” Assim, é através da tipologia documental que há a possibilidade de compreensão de um documento dentro de seu contexto de produção, a tipologia documental é a prova concreta da existência de uma função e de uma atividade.

Cena do Filme Gueto
Disponível em: dustysomers
No filme Gueto de Yael Hersanski, ao falar dos filmes feitos para propaganda nazista, é afirmado: “Ironicamente, depois da guerra, estes filmes encomendados pelos nazistas servem de documento para qualquer diretor de cinema ou museu que queria saber o que ocorreu... para descrever o indescritível”. É interessante notar que a respeito das diversas espécies documentais que aparecem no filme o gueto, muitas, como as próprias fitas para propaganda encontradas do período do aprisionamento de judeus pelos nazistas, não foram feitas por motivo de uma função arquivísitica, mas ao compreender-se a história e os acontecimentos que envolvem tais fitas encontradas, ao se entender o contexto, função e a determinada atividade a qual o documento está inserido vê-se claramente o quão grande é a sua diferenciação e como a compreensão correta de uma análise tipológica fundamental no âmbito arquivístico.



Um comentário:

  1. Entendo o que vc quiz dizer, mas a explicação poderia ser mais cuidadosa, pois o filme nazi só pode ser usado para entender o que aconteceu se for analisado sob uma perspectiva diplomática, como peça de propaganda, jamais como reflexo da realidade.

    ResponderExcluir